-
Arquitetos: StudioCAN
- Área: 875 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
-
Fabricantes: Conformetal, Cortizo, DELABIE, Forbo, Geberit, Ofa, Pladur, Roca, STACBOND, Saint-Gobain, Sonacoustic, Tria, Vescom
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Centro de Saúde de Moreira de Cónegos, em Guimarães do ponto de vista volumétrico, baseia-se na forma de uma "estrela da vida" símbolo internacional para serviços e equipamentos médicos, claramente identificável com a função de saúde pública.
O programa desenvolve-se num único piso com acesso directo ao estacionamento e às entradas de serviço. A solução volumétrica permite evidenciar o Centro de Saúde tanto ao nível do solo, como ao nível de uma vista aérea.
A área envolvente ao Centro de Saúde, excluindo as áreas de estacionamento e circulação viária, são compostas por um parque público para usufruto dos munícipes da freguesia, constituído por vegetação arbórea e arbustiva, prado sequeiro e caminhos pedonais, de atravessamento e ligação interna e externa.
Do ponto de vista funcional o Centro de Saúde possui três entradas permanentes: a entrada principal, a Norte, para acesso de utentes; a entrada a Nascente com dois tipos de acessos diferenciados: uma de serviço e lixos e outro para entrada de pessoal médico e auxiliares (funcionários), incluindo ainda a entrada de macas, se necessário.
A organização interior do edifício é radial. O núcleo central, de chegada, permite aceder à área de recepção/ secretaria, para controlo e "check-in" de utentes, bem como o seu encaminhamento para as salas de espera.
Do ponto de vista funcional o edifício divide-se por alas, que respeitam a estrutura formal da "estrela", subdividindo e organizando o programa em espaços/ núcleos mais pequenos.
Os revestimentos/ acabamentos exteriores são: paredes em betão armado colorido com acabamento desactivado e bujardado, azul; sistema fachada em alumínio anodizado, preto, em vãos exteriores; cobertura invertida com acabamento em betão drenante colorido, azul.
Os revestimentos/ acabamentos interiores são: revestimento vinílico nas paredes; pavimentos em betão e revestimento vinílico; tectos em gesso cartonado, gesso cartonado acústico, metálico amovível acústico, metálico fixo em painel compósito de alumínio; e vãos interiores de batente, metálicos ou em madeira.